segunda-feira, 1 de abril de 2013

BIOMETRIA E ANTROPOMETRIA



                                                                      
Biometria: É a ciência que trata das medidas corporais do ser humano.O termo biometria significa medição biológica, é o estudo das características físicas e comportamentais do indivíduo.O princípio básico desta técnica para identificação é:seu corpo, sua senha.

A Biometria surgiu na Inglaterra em 1901,a ela, foi atribuída a função de ser a ciência que estuda quantitativamente ou do ponto de vista da quantidade, os fenômenos(vitais), considerados essenciais para a manutenção da vida.

Literalmente(exatamente) afirmando ou corroborando(confirmando),esta é a função de dois radicais gregos:Bio(Vida) e Medida (Metria),resultando na “Medida da Vida.”Biometria é a Medida da Vida.

O objetivo do trabalho Biométrico em educação física,é,determinar a condição física do indivíduo,podendo dosar(controlar) os exercícios físicos a serem aplicados através das várias medidas via exames médicos para se ter  ideia do  estado físico e mental do sujeito. Exemplo: peso,altura,perímetro de cintura,batimento cardíaco...

Antropometria é o ramo das ciências biológicas que tem por finalidade o estudo dos caracteres mensuráveis(que podem ser medidos) da morfologia humana(estudo das formas e estruturas dos seres vivos).O método antropométrico baseia-se na: mensuração(medição)sistemática(classificação dos seres vivos)e na análise quantitativa ou da  quantidade das variações dimensionais(espaço que se pode medir)do corpo humano.As mensurações ou medições antropométricas mais comuns são:peso e altura

 Sintetizando:A biometria analisa as partes do corpo humano que podem ser medidas.

 A antropometria é responsável pelo registro(destas partes) das particularidades físicas dos indivíduos da espécie humana(medidas,impressões digitais etc).

Um comentário:

  1. Biometria e antropometria,tópico que objetiva entabular de modo sintético o estudo das medidas físicas dos seres vivos na área de informática(senha,anatomia da mão etc)e principalmente em educação física.O escopo do trabalho Biométrico e antropométrico em educação física,é,determinar a condição física do indivíduo,podendo dosar(controlar) os exercícios físicos a serem aplicados através das várias medidas via exames médicos para se ter ideia do estado físico e mental do sujeito. Exemplo: peso,altura,perímetro de cintura,batimento cardíaco e tantos outros.O´artigo aqui tratado será objeto de estudo visando adição de conhecimento e avaliação, concernente ao 1º bimestre da área de educação física e desporto.


    ResponderExcluir